Digitalização bancária é tendência durante e pós-pandemia e deverá atingir mais da metade a população mundial até 2026, segundo estudos.

Não é novidade que a pandemia do coronavírus afetou diversas indústrias dos mais variados segmentos.  

Para dar continuidade aos negócios durante o período de isolamento social, muitas empresas enxergaram no processo de transformação digital a solução perfeita para oferecer segurança, comodidade e satisfação ao consumidor. 

No setor bancário, não foi diferente, conforme revela a pesquisa “Digital Banking: Banking-as-a-Service, Market Transformation & Forecasts 2021-2026” da Juniper  Research.

Mais da metade da população utilizará um banco digital em 2026

De acordo com a pesquisa, a necessidade de as empresas acelerarem suas jornadas de transformação digital para manterem-se competitivas e alinhadas ao  “novo normal” do atendimento ao cliente levou grandes bancos a inovarem nos serviços e na experiência do consumidor (Customer Experience ou CX, em Inglês).

A fim de levar maior comodidade, simplicidade e agilidade à uma era de consumidores cada vez mais digitais e imediatistas, não só os grandes bancos como aqueles de menor porte rapidamente aderiram à tendência digital.

Segundo a pesquisa, essa rápida adesão ao digital é justificada pelo fato de que 53% da população mundial usará um banco digital nos próximos cinco anos, alcançando cerca de 4,2 bilhões de usuários.

Novos hábitos de consumo impactam digitalização bancária, segundo especialistas

Especialistas explicam que a grande adesão aos meios de pagamentos digitais é tendência pós-pandemia, sendo justificada, principalmente, pelo aumento do e-commerce durante o período de quarentena.

Estudos da PayU revelam que o e-commerce latino-americano cresceu em mais de 50% durante a pandemia, segundo o portal E-commerce Brasil. Tratando-se do Brasil, o crescimento é de 40%.

De acordo com esses profissionais, a tecnologia já faz parte da rotina dos consumidores, que buscam por soluções imediatas e acessíveis para realizar tarefas como mercado e pagamentos.

Entre janeiro e abril de 2020, por exemplo, logo nos primeiros efeitos da pandemia, as transações bancárias realizadas por pessoa física via celular cresceram 22%, com queda no mesmo período de 53% nas agências, segundo dados da Deloitte.

Diante desse cenário, a pesquisa da Juniper Research sugere que os bancos progridam através da digitalização bancária para que não sejam deixados para trás por concorrentes mais ágeis e revolucionários.

Mais uma vez, fica evidente não só a  importância dos bancos oferecerem serviços digitais, como também de empresas adotarem soluções digitais integradas que permitam pagamentos via dispositivos móveis e aplicativos.

Brasil lidera digitalização bancária na América Latina

Tratando-se das empresas brasileiras, a adoção da digitalização bancária e dos meios de pagamentos digitais torna-se ainda mais relevantes diante do fato de que o Brasil é líder LATAM em digitalização bancária.

Entre os motivos que justificam a liderança brasileira, destaca-se o fato de que a população brasileira é a mais conectada à redes sociais. Com 88% dos brasileiros internautas como usuários de redes sociais, a população se confirma com perfil digital, estendendo este comportamento aos serviços bancários.

Segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021, as transações bancárias via celular ultrapassaram 50% das operações feitas pelos brasileiros em 2020.

Além disso, vale relembrar que o Brasil é o primeiro a testar o WhatsApp Pay, modalidade que permite a realização de transações bancárias entre os usuários do WhatsApp, devido ao fato de o país ser a maior comunidade conectada à rede social.

Mais uma vez, os dados deixam claro como o comportamento do consumidor impacta na digitalização dos serviços e evidenciam a necessidade das empresas investirem em soluções focadas em CX para garantir o sucesso do atendimento ao cliente em um mercado altamente competitivo.

DNK é número 1 em soluções omnichannel integradas às APIs dos principais aplicativos

Alinhada às necessidades do mercado, a DNK oferece as melhores soluções para Call Center e Contact Center integradas às APIs dos principais aplicativos, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.

A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria  “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

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