A pandemia do coronavírus (Covid-19) revolucionou a maneira de nos relacionarmos e fazermos negócios. Indivíduos que não estavam acostumados ao digital passaram a incorporar a tecnologia em suas rotinas, e aqueles que já digitais tornaram-se ainda mais exigentes.
Tratando-se dos negócios, apesar das mudanças e incertezas provocadas pela crise pandêmica, uma coisa é certa: se destaca empresas que melhor se adequam ao digital e estão preparadas para novas transformações tecnológicas.
Diante deste cenário, investir em tecnologias para negócios é fundamental para CEOs e lideranças se adaptarem à nova era e serem bem-sucedidos.
Tecnologias para negócios: as grandes apostas para 2022
Confira, a seguir, 6 tecnologias para negócios e as principais tendências para este ano.
1. Ferramentas colaborativas
Identificar quais serão as tendências para este ano é fundamental para que lideranças executivas consigam compreender a importância de investir em determinadas tecnologias para negócios.
Inicialmente, a pandemia do coronavírus fez com que muitas empresas adotassem um trabalho remoto forçado, tendo que migrar para o digital de uma hora para outra. Atualmente, porém, destaca-se empresas que conseguem se adaptar ao virtual sem perder a qualidade na entrega do serviço, bem como da comunicação interna.
Diante deste cenário, a grande aposta para 2022 – e para os próximos anos – é um futuro do trabalho onde o pensamento predominante é o “digital first” (o digital em primeiro lugar), onde a maioria das empresas, principalmente as do setor tecnológico, adotarão um sistema de trabalho híbrido ou remoto.
Um levantamento realizado pelo IDC Brasil para Google Cloud, em maio de 2021, mostra que 43% das empresas no Brasil decidiram adotar um modelo híbrido no pós-pandemia.
Logo, investir em ferramentas de colaboração, que permite realizar tarefas de forma presencial ou virtual torna-se uma das principais apostas em termos de tecnologias para negócios para este ano.
No cenário atual, vale lembrar que as ferramentas colaborativas também são um excelente meio de lidar com a questão da escassez de talentos, permitindo que empresas busquem colaboradores em outras regiões.
2. Omnichannel e foco na experiência total do cliente
Não é de se espantar que ao executar com harmonia e sincronia uma estratégia com foco em experiência total, uma empresa consegue entregar experiências transformadoras e memoráveis não só para seus consumidores, como também colaboradores e demais usuários de produtos e serviços digitais.
Projeções do Gartner estimam que, em 2026, 60% das grandes organizações usarão experiência total para transformar seus modelos de negócio, tornando defensores da marca os consumidores e colaboradores que mais interagem.
A partir dos dados acima apresentados, fica evidente que a tendência é um relacionamento cada vez mais digital entre funcionários, empresas e clientes.
Além disso, à medida que as interações tornam-se cada vez mais virtuais e distribuídas, torna-se de extrema importância o investimento em uma estratégica multicanal (omnichannel) com foco em CX.
Soluções que consideram a experiência omnichannel do consumidor também impactam os funcionários. Quando o colaborador está mergulhado em tarefas operacionais e no atendimento, não tem tempo para atuar de forma estratégica. Em contrapartida, quando motivada e inserida na transformação digital da empresa, a força de trabalho cria soluções melhores e mais assertivas, além de ter foco em entender e atender seus clientes.
3. Tecnologias focadas em análise de dados
Uma nova realidade de dados abertos e compartilhados (Open Data) traz uma série de oportunidades e desafios para as empresas.
Independente do mercado, extrair valor dos dados é fundamental para criar soluções inteligentes e garantir competitividade nos negócios.
Muitas empresas já acumulam e agrupam dados, em uma espécie de cultura data-driven. Porém, para extrair o verdadeiro valor comercial dessas informações, é preciso que estas sejam confiáveis e enriquecidas a partir de diferentes bases.
O grande desafio inicial é construir uma arquitetura de dados capaz de suportar todas e quaisquer fontes, sejam elas conhecidas ou ainda desconhecidas, com informações estruturadas e não estruturadas. A partir disso, parte-se para a automação do processo de extração de dados.
Diante desse cenário, investir em ferramentas com foco em análise de dados é outra grande aposta em tecnologia que os CEOs devem levar em consideração.
Com dados estruturados, integrados e enriquecidos, é possível contar com inteligência de decisão para conduzir o negócio de forma mais assertiva, fazendo escolhas precisas e replicáveis.
4. Business-centric
Em um cenário de constante transformação digital e de novos hábitos e comportamentos, sistemas legados tornaram-se um problema a ser enfrentado pelas empresas.
Sistemas legados impactam no tempo de inovação e na experiência omnichannel dos consumidores. Além disso, esses sistemas também dificultam a atração de talentos. No entanto, a decisão de parar de enfrentar um projeto de modernização deve ser centrada no negócio (business-centric).
Entender quais recursos são fundamentais para o negócio e se concentrar em sua modernização é um importante passo. Neste caso, é necessário considerar todas as aplicações que dão suporte a esses recursos, em todas as plataformas – em vez de focar esforços em um aplicativo específico. Na maior parte das vezes, a idade do ativo não é o critério de escolha.
O ciclo de vida do produto em seu projeto de modernização também deve ser levado em consideração. No contexto tecnológico, sempre existirão débitos técnicos, pois constantemente surgem novas ferramentas e metodologias mais modernas em todas as áreas. Portanto, é necessário seguir evoluindo as soluções modernizadas; considerar isso no planejamento do produto evita a crença de que não há orçamento para atualizações futuras.
5. Nuvem
Tecnologias baseadas em armazenamento na nuvem também são grandes apostas para esse ano e garantem uma série de benefícios: disponibilidade dos dados e escalabilidade dos negócios, colaboram para a redução de custos de hospedagem e aceleram a inovação, possibilitando novos modelos de negócio. Durante a pandemia, tais características se mostraram fundamentais para a manutenção das organizações.
Porém, migrar dados e aplicações não torna o seu produto cloud native. Para realmente obter os benefícios citados, é importante considerar a cloud computing, modernizando os aplicativos para a nova realidade.
Investir em migração mantendo premissas, gerenciamento e processos de sistemas legados, impossibilita a totalidade dos benefícios – e ainda impacta a segurança. Um erro relativamente comum é considerar que qualquer aplicação pode ser migrada, sem considerar como irá impactar o seu desempenho e a experiência do usuário.
São inúmeros os fatores que envolvem cloud computing; entender como eles impactam seu negócio e as características de seus produtos irá colaborar para o direcionamento correto entre as alternativas possíveis, desde migrar lift and shift para a nuvem até modernizar cloud-based.
6. InnovationOps
Para acompanhar as novas necessidades de relacionamento híbrido ou remoto com clientes e força de trabalho durante a pandemia, foi preciso que as empresas investissem em soluções de tecnologia para ganhar agilidade, automação e inteligência nos processos. No entanto, implementar a transformação de forma repentina provocou desperdícios e dificuldade em escalar e em reutilizar.
Segundo pesquisa global 2021 da Gartner Consultoria, 60% dos conselhos de administração de todo o mundo estão buscando melhorar a excelência operacional por meio de soluções digitais. De acordo com o estudo, concluiu-se que há desperdícios, baixa integração e pouco reuso em todas as fases do desenvolvimento e operação de produtos digitais, desde a pesquisa à concepção e à entrega. Por isso, as empresas estão estruturando suas iniciativas de ReseachOps, DesignOps e DevOps – o que impacta diretamente a inovação (InnovationOps).
A maturidade das operações digitais é um indicador relevante do quão desafiador será para uma organização implementar uma estratégia eficaz para a excelência operacional. Essa avaliação leva em conta fatores como investimento em soluções tecnológicas, cultura da inovação, cultura organizacional e governança, além das habilidades do time e do engajamento da liderança.
Entender os novos desafios e antecipar de que forma sua organização pode se preparar fará com que sua empresa saia da pandemia em uma trajetória diversificada, utilizando os aprendizados – que não foram poucos – para gerar a agilidade necessária e se diferenciar no seu segmento.
DNK é número um em soluções para call center e contact center focadas em tecnologias para negócios
Alinhada às tendências e necessidades do mercado, a DNK oferece as melhores soluções para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.
O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.
A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis de modo a garantir uma Customer Experience satisfatória e inesquecível.
Todas as soluções oferecidas pela DNK são data-based, sendo capazes de emitir relatórios gerenciais em tempo real e armazenar dados relevantes na nuvem. Dessa forma, informações sensíveis são coletadas, analisadas e armazenadas com máxima segurança.
Além disso, com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados, máxima segurança e em conformidade com as normas exigidas pela LGPD.
A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.