Em tempos de soluções Omnichannel, vamos relembrar da velha e precursora conhecida: a URA (Unidade de Resposta Audível, ou IVR, Interactive Voice Response).
Nos primórdios dos anos 90, ela chegou com força total, fazendo um trabalho de grande relevância no atendimento à população e às empresas. Não fosse essa solução, talvez não estivéssemos no estágio em que hoje nos encontramos.
Muito se fala sobre Omnichannel, Inteligência Artificial, Análise de Sentimentos, Mídias Sociais, e uma infinidade de recursos tecnológicos, que realmente são maravilhosos.
Mas, voltando ao caso de nossa velha amiga, perguntamos:
- Seu sistema de atendimento eletrônico lhe provê os relatórios necessários para um controle da operação e extração de dados qualitativos e analíticos?
- Seu sistema de atendimento eletrônico permite emissão de anúncios pontuais, sem dependência do fabricante?
- Seu sistema de atendimento eletrônico inclui sistemas anti-fraudes?
- Seu sistema de atendimento eletrônico possui CCO (Call Center Observer) para análise da ligação ponto a ponto, desde a URA até o atendimento humano?
- Seu sistema de atendimento eletrônico possui Business Log, um poderoso mecanismo que permite acompanhar detalhadamente os passos de um determinado cliente, num determinado espaço de tempo?
- Seu sistema de atendimento eletrônico permite o desenvolvimento e simulação real a partir de um notebook?
- Seu sistema de atendimento eletrônico possui ferramenta de pesquisa com possibilidade de gravação de mensagens dos clientes, constituída por parâmetros?
Essas perguntas podem ser todas respondidas, e positivas, através da implantação da URA no atendimento eletrônico.
Ao longo dos anos, temos observado o nascimento de vários sistemas de atendimento eletrônico. Desse modo, percebemos que um ponto crucial é a questão dos relatórios. A URA moderna proporciona uma visão gerencial da operação, e em tempo real.Afinal, uma URA com relatórios pobres é como um carro sem painel de controle. Ou seja, multa na certa!!!
Com a informação cada vez mais acessível e na palma da mão, a nova era de consumidores espera um atendimento rápido e preciso logo no primeiro contato. Inclusive, pesquisas apontam que muitos consumidores estão dispostos a pagar a mais por um melhor serviço.
Nesse contexto, um dos diversos, talvez o principal, benefício que o atendimento eletrônico conquistou através da Unidade de Resposta Audível, foi um atendimento personalizado em todos os pontos de contato com o cliente.
Uma vez que a URA vem incorporando novas tecnologias e tem a capacidade de interagir através de áudios gravados, esta consegue ser inteligente e humanizada. Desse modo, permite fornecer um rápido suporte e orientar como cada consumidor deve proceder.
Logo, podemos dizer que o futuro pertence àquelas empresas que têm como missão oferecer um serviço de qualidade e excelência para seu cliente. É preciso oferecer as melhores experiências possíveis ao seu público, gerando valor para a marca e potencializando resultados.
Ser Omnichannel significa proporcionar uma experiência única e de qualidade a cada contato, independente do meio escolhido pelo cliente.Uma vez que a URA contribui para uma melhor experiência do consumidor, esta se torna fundamental para o atendimento Omnichannel.