Durante o programa Empresários de Sucesso, Ântimo Gentile, compartilha os segredos para empreender em um mercado altamente tecnológico e competitivo.

Em um mercado altamente tecnológico e competitivo, empreender e ter sucesso é um desafio diário para muitas empresas.

Compartilhando o segredo de se destacar no mercado mesmo em tempos de crise, bem como a razão da atratividade das soluções omnichannel para o mercado, Ântimo Gentile Filho, Diretor Presidente da DNK Infotelecom foi o convidado entrevistado durante o programa Empresários de Sucesso, da Band News, no último dia 10 de Dezembro. 

Com uma bem-sucedida trajetória de 13 anos, a DNK foi fundada por Ântimo Gentile Filho e mais uma equipe de renomados profissionais que, assim como ele, possuem mais de 14 anos de experiência.

A empresa oferece soluções omnichannel para call center e contact center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para empresas do setor. 

Segundo Gentile, o mérito da DNK destacar-se no mercado, deve-se, em grande parte, ao time de profissionais experientes que integram a empresa. 

“Em 2007 começamos a operar. Desenvolvemos uma linha de produtos que levaram 2 anos para ficarem prontos (as primeiras versões)  e então, fomos com essa oferta para o mercado. O fato de a equipe fundadora já possuir uma expertise no setor devido às experiências anteriores ajudou bastante para introduzir as soluções da DNK no mercado”, afirmou o diretor presidente.

Quando questionado sobre as soluções omnichannel oferecidas pela empresa e como estas funcionam na prática, Ântimo mencionou que a DNK oferece uma linha completa de produtos que permitem a interação entre clientes e empresas. 

“Através das soluções omnicanais oferecidas pela DNK, como a Unidade de Resposta Audível (URA), por exemplo, o cliente de uma determinada empresa pode contatar a mesma através de diversos canais e de maneira integrada e organizada. Entre eles, Web, mobile, chatbot, WhatsApp, redes sociais, etc.”, explicou. 

Outro ponto abordado por Gentile durante a entrevista para o programa Empresários de Sucesso, foi a necessidade de empresas investirem em soluções multicanais completas, e de apenas um fornecedor.

“Há muito tempo atrás, já havia no mercado empresas que possuíam ferramentas omnichannel. Mas, estas ferramentas eram fornecidas por diferentes fornecedores. Isso gerava um problema muito grande na hora de administrar o diálogo com o cliente e seu histórico”, relembrou o executivo.

Ântimo Gentile mencionou ainda que, atualmente, um cliente pode contatar uma empresa por diferentes canais de atendimento, e não necessariamente no mesmo dia.  

“Dependendo do progresso ou da reclamação feita pelo cliente, a solicitação deste pode demorar mais de um dia. Cabe às soluções omnichannel realizar um resgate de todo o diálogo com o cliente para que, quando uma solicitação for para o atendimento humano, por exemplo, o atendente tenha o histórico da interação entre cliente e empresa e saiba como agir da melhor maneira”, disse.

Todas as soluções omnichannel oferecidas pela DNK são desenvolvidas internamente. Além disso, a empresa tem a expertise de inovar constantemente para desenvolver soluções alinhadas às últimas tendências e customizá-las conforme a necessidade de cada cliente

Saber ouvir a necessidade do cliente é fundamental. Atualmente, o mercado possui muitas soluções semelhantes disponíveis. Porém, a capacidade de ouvir e desenvolver o que o cliente necessita é muito importante para o sucesso das operações”, destaca Ântimo Gentile Filho ao ser questionado sobre conquistar espaço em um mercado onde a concorrência é acirrada. 

A DNK atua fortemente na parte de serviços. Segundo Ântimo Gentile, não apenas as ferramentas que serão implementadas em um projeto são importantes, como também a parte construtiva. 

“É preciso vivenciar e compreender a operação de cada cliente para, após, apresentar insights e indicar onde é possível realizar otimizações”, afirma com convicção.

Na opinião do diretor presidente da DNK, um dos benefícios das soluções oferecidas pela empresa é que qualquer empresa pode adotá-las. 

Gentile explica que, no passado, as soluções omnichannel eram oferecidas por um valor muito alto e, apenas empresas de médio e grande porte conseguiam implementá-las em seus negócios.

Com o advento da computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês), diferencial oferecido pelas soluções DNK, a oferta de soluções omnichannel melhorou consideravelmente, permitindo a clientes de pequeno porte contarem com a mesma tecnologia de grandes empresas. 

Sobre os impactos das soluções DNK nos resultados dos clientes dos mais diversos setores, Gentile orgulha-se ao afirmar que os ganhos são muito expressivos. 

“Em um de nossos clientes,  que é uma seguradora de cartão de crédito, por exemplo, aplicamos uma metodologia baseada em CX (Customer Experience), UX (User Experience) e BDM (Big Data Management). Através dessa metodologia, conseguimos trazer para o cliente uma economia de R$4,7 milhões ao ano”, disse Gentile.“Através de uma ‘varredura’ no call center conseguimos apontar oportunidades”, concluiu.

À respeito de boatos sobre o desemprego por conta da automação do atendimento ao cliente, Ântimo se diz discordar com a teoria. 

“Com toda essa tecnologia (no atendimento), os atendentes conseguem trabalhar em operações mais nobres, deixando assuntos que efetivamente poderiam ser resolvidos através da automação e se dedicarem a tarefas mais complexas. A DNK nunca abandonou a ideia de que dá pra automatizar todo o processo de atendimento ao cliente”, refletiu o diretor presidente da DNK.

Durante a entrevista ao programa da Band News, Ântimo Gentile também mencionou outros diferenciais oferecidos pela DNK que contribuem para a empresa ser bem-sucedida mesmo em um mercado competitivo. 

De acordo com Gentile, a cada dia a concorrência do mercado está maior, uma vez que todos estão fazendo um pouco de tudo. 

“Existe uma frase que eu sempre digo para a minha equipe, que é ‘o bolo é sempre o mesmo, as formigas aumentam em uma forma exponencial’. Empresas não surgem da noite para o dia, então é preciso fazer um trabalho com muito afinco, carinho e dedicação. Acredito que esse trabalho consultivo e essa dedicação seja o grande diferencial da DNK. Nós, como uma empresa brasileira, temos uma obrigação triplicada: quando uma empresa aposta em uma solução nacional, o estrago, em caso de possíveis falhas, é maior que apostas em soluções estrangeiras”, revelou. 

Outro fator que diferencia a DNK é o fato de, por serem desenvolvidas e produzidas internamente, os preços das soluções DNK tornam-se mais atrativos. 

“O fator qualidade é primordial, mas se você consegue juntar qualidade e agilidade com preço, sua empresa consegue se destacar no mercado”, afirma Ântimo.

Outro ponto interessante que o diretor presidente DNK fez questão de ressaltar é o fato de que a empresa não faz nenhuma escolha pelo porte da empresa. Segundo ele, qualquer empresa é digna de receber o mesmo tratamento minucioso e carinhoso oferecido pela DNK. 

Sobre os planos futuros, Ântimo Gentile Filho, destacou a oficialização da parceria com a ®CS Global IT, empresa de Data Center especializada na terceirização de Tecnologia da Informação. A parceria visa promover ao cliente uma solução omnichannel completa.

“Quando falamos de contact center, imaginamos uma central de atendimento com muitas pessoas e telefones operando. Porém, basicamente, todas as informações vêm de algum lugar. Elas (as informações) transitam da base de dados dos clientes para os canais de comunicação com os mesmos. A construção dessa solução completa não é uma tarefa simples. Muitas vezes, o cliente tem dificuldade de conciliar a integração do digital, com a telefonia, com os sistemas de pagamento e com a base de dados dos clientes. Então, a parceria com a ®CS Global IT prevê essa questão mais ampla”. 

Em termos de produto, Ântimo enfatizou o lançamento de uma ferramenta de Workforce Manager (WFM) com possibilidade total de customizações e excelente custo-benefício. 

A empresa identificou que, atualmente, principalmente devido ao aumento do trabalho remoto (teletrabalho ou home office), o mercado necessita de ferramentas de gestão de equipes, como por exemplo, controle de escalas, férias e plantões. 

Outro plano para o próximo ano, segundo o diretor presidente da DNK, é uma rede própria de distribuidores. 

“A DNK possui clientes no Brasil inteiro, atuando sempre de forma direta. Planejamos contar com representantes treinados para atuar nas principais capitais brasileiras com todo o apoio da DNK”, concluiu.  

A íntegra da entrevista pode ser conferida através do link : https://youtu.be/zDTDju9SW10.

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *