Antimo Gentile, Diretor Presidente da DNK, compartilha sua visão sobre o futuro do atendimento ao cliente e a constante evolução da Inteligência Artificial.

À medida que aplicações de Inteligência Artificial (IA) vão evoluindo tecnologicamente e ganhando espaço no dia a dia, é natural que surjam alguns questionamentos: Como será o futuro do atendimento ao cliente? A IA substituirá os humanos no mercado de trabalho? 

Para Ântimo Gentile, Diretor Presidente da DNK Infotelecom, a resposta para essas perguntas dependem de muitos fatores e não podem ser respondidas com um simples sim ou não.

Segundo o especialista, a substituição do trabalho humano pelo trabalho robotizado é uma constante cultura. Apesar dessas tecnologias automatizarem o trabalho humano e possibilitarem grandes avanços para o futuro do atendimento ao cliente, elas não irão substituir totalmente o trabalho humano.

“Acredito que a IA irá sim impactar em algumas profissões. Isso inclui áreas de TI, setor bancário e atendimento ao cliente. Ao longo dos anos, a humanidade foi criando diversas soluções inteligentes, como chatbots, agentes virtuais e URA, que facilitam a realização de tarefas humanas. Essas soluções podem, inclusive, ir além, ampliando o que não conseguimos fazer manualmente, como, por exemplo, atender vários chamados ao mesmo tempo”, afirma Gentile.

Ele continua: “As pessoas gostam de praticidade e agilidade. Dito isso, o trabalho mais básico, menos intelectualmente refinado, efetivamente tende a ser substituído por uma máquina feita por Inteligência Artificial. Mas, o trabalho sofisticado, que envolve alguma coisa que é intrinsecamente humana, como a fala e a escrita, não”.

Futuro do atendimento ao cliente: uma coexistência entre humanos e máquinas

Na opinião de Gentile, é cedo para afirmar quais atividades poderão ser substituídas totalmente por inteligência artificial, e quais continuarão a ser realizadas pelo ser humano.

O especialista explica que a adoção de Inteligência Artificial irá ampliar o volume de conteúdo e as possibilidades dentro da área de atendimento. Porém, é preciso lembrar que é necessário que um ser humano treine e opere a tecnologia para que esta torne os processos mais eficientes e agregue maior valor aos negócios.

“Na minha visão,  a IA não irá substituir totalmente o ser humano. Até porque, quem cria essas tecnologias e os robôs que criam novas máquinas, somos nós. Acredito, então, que as duas forças de trabalho irão coexistir, uma complementando a outra para que o futuro do atendimento ao cliente seja de excelência e com foco no cliente”.

Para o diretor da DNK, a colaboração entre ser humano e IA é bem vista, pois permitirá ampliar as capacidades de automação, e evitar o trabalho humano que é repetitivo.

“É muito prematuro estimar essa substituição de função, mas é certo dizer que assim como toda tecnologia disruptiva, haverá mudanças no modo de trabalho. É fato que humanos e máquinas trabalhando juntos geram mais eficiência e assertividade, e isso não pode ser desprezado. Porém, há limites que precisam ser respeitados, discrepâncias que precisam ser corrigidas e processos que devem ser monitorados. Para mim, a IA não irá substituir totalmente o ser humano. Até porque, quem cria essas tecnologias e os robôs que criam novas máquinas, somos nós. Como disse anteriormente, as pessoas gostam de praticidade. Acredito, então, que as duas forças de trabalho irão coexistir, uma complementando a outra para que o futuro do atendimento ao cliente seja de excelência e com foco no consumidor“.

DNK é número um em soluções de IA com foco em CX

Pensando no futuro do atendimento ao cliente, a DNK oferece as  melhores soluções para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

O uso de tecnologias de última geração, juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente e transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.

A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas inteligentes personalizáveis e com um design centrado no usuário, de modo a garantir uma Experiência do Cliente satisfatória e inesquecível.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados e em conformidade com as normas exigidas pela LGPD.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *