Muitos brasilteiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas. Logo, soluções integradas à plataforma são fundamentais no atendimento omnichannel.

Vivemos em um mundo em constante transformação digital. Graças aos avanços tecnológicos, novos recursos são descobertos diariamente e a informação torna-se cada vez mais acessível. 

Os consumidores da nova era, os chamados omniconsumidores, estão ainda mais multiconectados. 

Passando incontáveis horas em redes sociais e aplicativos, faz-se fundamental que empresas adotem soluções que consigam atender os clientes nesses meios.

Bem-vindo a era do consumidor digital

De acordo com um relatório realizado pela GlobalWebIndex em 2019, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de países “mais sociais”. Concluiu-se que os brasileiros passavam cerca de 241 minutos diários nas redes sociais. 

Além disso, pesquisas realizadas recentemente indicaram que o país é o 4º do mundo em consumo de internet

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as horas gastas nos meios digitais são ainda maiores, uma vez que as circunstâncias impostas pelo isolamento social ditam as  regras do “novo normal” do atendimento ao cliente.

Após a pandemia, o consumo de internet no Brasil cresceu 30%. O dado é da consultoria Suno Research.

Desse modo, o investimento em soluções inteligentes, omnichannel e integradas às redes sociais, como o WhatsApp e o Facebook, torna-se uma excelente oportunidade para empresários, além de ser essencial para a continuidade dos negócios.

Por que investir em omnichannel

Estudos revelam que 96% dos consumidores pesquisam um produto na internet antes de realizar uma compra. Para tal, buscam informações em diferentes canais de comunicação, sejam estes digitais ou não.

Conectados à múltiplas telas, os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam ter suas necessidades resolvidas logo no primeiro contato.

Desse modo, faz-se fundamental que empresas adaptem seus serviços à nova realidade do atendimento e invistam em soluções capazes de estabelecer a comunicação entre consumidor e empresa em todos os pontos de contato escolhido pelo cliente.

O atendimento omnichannel baseia-se no uso integrado de diferentes tecnologias e canais de comunicação capazes de proporcionar um atendimento rápido, eficiente e personalizado para cada cliente. 

Seu sistema inteligente é capaz de coletar e analisar os dados dos consumidores e armazená-los em sistemas de segurança em nuvem. Dessa forma,  é possível migrar o atendimento para qualquer canal de contato sem perder o histórico do atendimento já iniciado, sendo essencial para garantir a satisfação do novo consumidor

Integração com o WhatsApp é fundamental para um atendimento omnichannel de qualidade

Estudos relatam que os dispositivos móveis são o meio preferido para o envio de mensagens. 

Uma recente divulgação do Facebook revelou que os usuários do WhatsApp enviavam cerca de 65 bilhões de mensagens diariamente.

Outro interessante estudo percebeu que mais de 55% dos usuários no Brasil usam o WhatsApp para se comunicar com empresas e negócios.

Fica claro, assim, a importância de possuir um atendimento omnichannel capaz de se integrar à essa rede social. É preciso ser capaz de se comunicar com o cliente nos meios onde ele se encontra disponível.

WhatsApp Pay: Brasil é pioneiro em sistema capaz de realizar pagamentos pela ferramenta

Compreendida sua importância para os negócios e para o atendimento ao cliente, o WhatsApp acaba de anunciar o lançamento do WhatsApp Pay. 

A nova modalidade permite que usuários do WhatsApp Business – aplicativo do WhatsApp voltado para os negócios – realizem pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo.

Comerciantes com empresas cadastradas no WhatsApp Business também podem vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo aplicativo. 

De acordo com o dono da rede social, Mark Zuckerberg, o recurso estava em testes na Índia no início do ano e deve chegar ao Brasil nas próximas semanas, sendo disponibilizado gradativamente. 

Escolhido para iniciar o serviço, o Brasil possui a 2ª maior comunidade de clientes do WhatsApp no mundo. Com mais de 120 milhões de usuários, o país é superado apenas pela Índia. 

DNK oferece as melhores soluções omnichannel integradas ao WhatsApp

Alinhada à realidade do mercado, a DNK conta com as melhores soluções para contact centers e call centers. 

Parceira de renomadas empresas como MyCena e Collab, a DNK inova diariamente no atendimento ao cliente através de plataformas omnichannel modernas, seguras e integradas, capazes de conectar todos os canais de atendimento.

Graças à tecnologia de ponta da empresa, as informações e os dados do consumidor são armazenados em nuvem e possuem rápida recuperação, tornando possível atender o cliente com integrações de app mobile, telefone, SMS, chat, totem, web, e-mail, WhatsApp, Facebook Messenger, e outras redes sociais. 

Todas as soluções da DNK são customizáveis de acordo com as necessidades de cada empresa, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente.