Possuir sistemas com integração de dados é fundamental para manipular dados sensíveis e cumprir exigências estabelecidas pela LGPD.

Apesar de o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados ser de extrema importância, muitas empresas não possuem sistemas com integração de dados, o que pode acarretar em problemas futuros, como o vazamento de informações e, até mesmo, manchar a reputação da organização.

Adaptada à realidade brasileira do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), vigente na Europa desde maio de 2018, seu principal objetivo é permitir que o consumidor escolha quais dados pessoais seus uma empresa poderá ou não tomar conhecimento.

Vigente desde setembro de 2020, a nova Lei vem revolucionando a forma de as empresas se relacionarem com seus clientes e manipularem dados sensíveis.

Maioria das empresas não possuem sistemas com integração de dados

De acordo com especialistas, a maioria das empresas não possuem sistemas e aplicações integradas entre si. O fato pode ser comprovado pelo Estudo Benchmark, divulgado pelo Relatório de Tendências da Experiência do Cliente para 2020.

Segundo o relatório, 35% das empresas do estudo possuíam uma abordagem integrada multicanal (omnichannel)

Diante do fato de o cumprimento da LGPD dar-se pela forma como as empresas coletam e armazenam dados de clientes, a falta de um banco de dados integrado pode gerar graves problemas futuros, principalmente caso o cliente peça a exclusão de seus dados do sistema. A falta de um sistema com integração de dados faz com que, muitas vezes, tais exclusões de dados não sejam totalmente realizadas, uma vez que as informações ficam armazenadas em mais de um local.

Não se pode esquecer que informações pessoais podem ser armazenadas como dados não estruturados a partir de postagens de mídias sociais, e-mails, calendários, gravações de voz e vídeo, planilhas, entre outras fontes. 

Vale lembrar também que apenas no primeiro trimestre de 2020, 40% das empresas brasileiras sofreram ciberameaças. Campanhas de phishing, ciberataques que capturam informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito; promoções fraudulentas e campanhas de “desinformação” (fake news) estão entre as formas de ataque mais comuns.

Sendo assim, a privacidade, a proteção e o controle de dados pessoais tornam-se questões vitais para a sobrevivência dos negócios e o futuro da cultura do call center.

Menos de 30% das empresas treinam seus funcionários para a LGPD

Apesar de a segurança de dados ser a principal preocupação entre os executivos e fundamental para empresas que lidam diretamente com os clientes, como call center e contact centers, poucos treinam seus funcionários para estarem alinhados às normas exigidas pela LGPD. 

Segundo a “5ª Pesquisa Nacional sobre Conscientização em Segurança da Informação”, apenas 29% das empresas treinam seus funcionários para a LGPD

Além disso, estudos da Capterra revelam que 72% dos consumidores acreditam que as empresas não estão preparadas para cumprir as normas impostas pela nova Lei, segundo matéria divulgada pelo portal CIO.

Dessa forma, é preciso que empresas repensem o método de coletar e armazenar dados pessoais, bem como conscientizar equipes sobre a melhor maneira de manipulá-los. 

LGPD faz com que empresas repensem métodos de armazenamento de informações

As novas regras de proteção de dados pessoais, impostas pela LGPD, estão levando empresas a reverem processos de negócios que envolvem desde a coleta de informações de seus clientes ao seu armazenamento e atualização.

São necessárias algumas otimizações no atendimento ao cliente para que empresas estejam em conformidade com a LGPD

Primeiramente, é preciso localizar, identificar, mapear e classificar os dados de clientes existentes em seus sistemas e banco de dados, tais como o CRM e ERP, além de aplicações especialistas, de automação de marketing e em outras áreas da empresa que possam ser classificadas como repositórios de dados. 

Após, é necessário saber se há integração de dados e se estes estão sincronizados em todos os sistemas.

Integração de dados é fundamental para cumprir normas da LGPD

Realizar um inventário de dados e a sua sincronização é fundamental para que o projeto de adequação à LGPD tenha sucesso. 

No entanto, organizar tais dados pode ser um trabalho complexo, caso as informações estejam armazenadas em diversos locais, de maneira desestruturada e de difícil acesso. É neste momento que a integração de dados passa a ser fundamental.

Plataformas de integração de dados automatizam a troca de informações entre aplicações empresariais e eliminam o tratamento manual dos dados. Dessa forma, o risco de perdas ou vazamento de informações diminui consideravelmente.

Outra forma de aumentar as chances de preservação de informações sigilosas de clientes é coletar apenas dados extremamente essenciais para a empresa.

De acordo com a LGPD, uma empresa é legalmente responsável por garantir que todos os dados armazenados sejam precisos e atualizados. Por isso, é importante coletar apenas o que é essencial para evitar que um grande volume de dados venha dificultar o processo de gestão e o armazenamento correto das informações.

LGPD: DNK oferece soluções de atendimento ao cliente com total integração de dados

A DNK oferece soluções omnichannel para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.

A DNK preza pela excelência e segurança no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis, com opção de armazenamento de dados em nuvem.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria  “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

Compreendida a importância de oferecer soluções integradas e completas com máxima proteção de dados pessoais para estar em conformidade com a nova LGPD, a DNK inova constantemente através da união com parceiros estratégicos.

Flashsafe DNK é número um do mercado em data loss prevention

A DNK inova a cada dia para que, através das soluções oferecidas, os dados de cliente mantenham-se em máxima segurança e em conformidade às normas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, a empresa também promove palestras para evidenciar a importância de as organizações capacitarem suas equipes quanto à manipulação de dados sensíveis e investirem em soluções de cibersegurança, como o webinar “Vazamento de dados: como empresas e pessoas podem se proteger e mitigar riscos?” .

Apresentado por Felipe Salgado, diretor de engenharia da DNK, e pelo advogado e especialista em Cibercrimes e Direito Digital, Dr. Luiz Augusto D’Urso, o webinar evidenciou que a vigência da LGPD não impediu que houvesse um aumento exponencial de crimes digitais.

Entre os números apresentados, destaca-se o aumento de e-mails maliciosos para 600%, devido à popularização do home office (teletrabalho ou trabalho remoto). Também merece destaque o fato de que 25% da perda de dados das empresas são praticadas por colaboradores ou parceiros, seja de forma intencional ou acidental.

Para proteger empresas e pessoas contra o vazamento de dados, a DNK orgulha-se em apresentar sua mais nova solução de data loss prevention (ou prevenção de perda de dados, em Português), a Flashsafe DNK.

A Flashsafe DNK trata-se de um software para máquinas de operadores, de forma indetectável, que permite gerenciar como operadores manipulam dados internos e de clientes. Com preço atrativo e fácil instalação e manutenção, a solução apresenta o melhor custo-benefício do mercado.

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *