Mesmo com quedas nas receitas devido ao coronavírus, investimentos em TI serão prioridade para as empresas acompanharem transformação digital.

Não há como negar que a pandemia do coronavírus (Covid-19) impulsionou não só a digitalização nas empresas como também os investimentos em TI.

Fundamental para manter-se competitivo no mercado e adaptar-se ao “novo normal” do atendimento ao cliente, o número de empresas que investem em soluções digitais e inteligentes cresce a cada dia. A tendência, no entanto, é que essas soluções cresçam ainda mais até o fim do ano, conforme sugerem estudos do Gartner.

Investimentos em TI serão prioridade durante e pós-pandemia

De acordo com a pesquisa do Gartner, o mercado global de Tecnologia da Informação deverá movimentar US$ 4,2 trilhões até o fim do ano. O valor representa uma alta de 8,6% em relação a 2020. Para 2022, a previsão é de que o mercado de TI cresça 5,3%.

Tratando-se do mercado brasileiro, a estimativa é que os investimentos em TI cresçam 20% até o fim do ano, segundo um estudo da consultoria iMonitor IT. Projeta-se um aumento de vendas nos segmentos de educação, saúde e varejo, assim como nas áreas de soluções de nuvem, segurança, ferramentas de análise e produtos satélites ao sistema de gestão empresarial.

Especialistas explicam que a alta estimada para o setor de TI deve-se ao fato de que lideranças empresariais estão à procura de parceiros que possam pensar além dos sprints de 2020 e além dos esforços de transformação digital de 2021. Isso significa construir tecnologias e serviços que ainda não existem para se destacar em um mercado altamente competitivo.

Além disso, esses profissionais afirmam que mesmo com a receita afetada pela pandemia do coronavírus, os gastos com TI serão prioridade e deverão se manter acima das expectativas de receita.

Segundo eles, CEOs e lideranças executivas estão mais dispostos a investir em tecnologias que tenha um vínculo claro com os resultados de seus negócios.

Área de TI está entre as top 3 de maior crescimento ao longo do ano, segundo Gartner

De acordo com o Gartner, os investimentos em TI serão tão altos que apenas a área de serviços deverá movimentar cerca de US$ 1,2 trilhão em 2021. O valor representa um aumento de 9,8% em relação a 2020. Tal investimento coloca a área entre as três de maior crescimento ao longo do ano.

Segundo a pesquisa, esse ritmo acelerado é impulsionado pelo investimento em infraestrutura como serviço, uma vez que esta oferece suporte a cargas de trabalho de missão crítica e reduz custos.

Outros investimentos em TI que deverão ter uma alta significativa ao longo do ano são as áreas de dispositivos (13,9%), software empresarial (13,2%), sistemas de Data Center (7,4%) e serviços de comunicação (3,5%).

O dados acima apresentados deixam claro que os investimentos em TI já são tendência e evidenciam a necessidade de empresas investirem em soluções inteligentes para acompanharem o crescimento acelerado do mercado digital.

Ferramentas digitais serão tendência para acompanhar transformação digital nas empresas, diz especialista

Especialistas do Gartner explicam que as projeções de gastos globais em TI refletem a aceleração do processo de transformação digital nas empresas, este último impulsionado pela pandemia do coronavírus.

Segundo eles, a transformação digital não  pode mais ser adquirida da noite para o dia. Além disso, à medida que o mundo continua a se abrir para o digital, as empresas investirão em ferramentas que apoiem a inovação, as operações em qualquer lugar e a produtividade e a confiança dos funcionários.

Assim, mais uma vez fica claro a importância de empresas investirem em soluções inteligentes para se adaptarem à aceleração da indústria digital e manterem-se competitivas.

DNK é número um em soluções digitais e inteligentes para call center e contact centers

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A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis, de modo a garantir uma CX satisfatória e inesquecível.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que otimiza as operações e conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados.

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