À medida que novas tecnologias surgem e o consumidor está cada vez mais exigente, investir em ferramentas que permitam que o atendimento possua um design centrado no usuário é fundamental.
Atualmente, é possível perceber que, cada vez mais, as empresas buscam aprimorar o relacionamento com seus clientes por meio de soluções multicanais que garantam a cobertura do atendimento de ponta a ponta. Porém, só a tecnologia não é o suficiente.
Especialistas explicam que para oferecer um serviço mais assertivo, o lado humano é essencial e se traduz em conhecer seus clientes. A partir deste conhecimento, é possível definir os passos que serão dados para a personalização do atendimento ao cliente rumo a uma jornada de compra completa.
Dentro desse contexto, trazemos alguns motivos para colocar a estratégia de personalização em ação e agregar valor à marca através de um design centrado no usuário.
Por que oferecer um design centrado no usuário?
Na opinião de Ântimo Gentile, Diretor Presidente da DNK Infotelecom, um design centrado no usuário é fundamental para o sucesso do atendimento ao cliente.
Segundo ele, esse tipo de design possui uma série de benefícios. Entre eles:
1. Valoriza a expressão individual
De acordo com o especialista, uma marca pode atender diferentes públicos. Além disso, mesmo fazendo parte de um grupo em comum, cada pessoa tem suas particularidades.
Diante dessa realidade, Gentile explica que um atendimento personalizado, com um design centrado no usuário, torna-se extremamente importante.
“É preciso estar sempre atento para captar o que cada cliente deseja e precisa para se sentir valorizado. Ao ter uma comunicação personalizada, é possível suprir necessidades do consumidor, gerando sentimentos de pertencimento e acolhimento, além de ter a possibilidade de superar suas expectativas”.
2. Proporciona comunicações mais assertivas
“No atendimento presencial, é importante que a empresa invista em treinamentos constantes de equipe, para que esses percebam as nuances de cada pessoa e, consequentemente, saibam como melhor abordar o cliente. Já para o e-commerce e o pós-vendas, é necessário adaptar a linguagem que será utilizada e definir quais canais são mais adequados para chegar aos clientes. Assim, através de um design centrado no usuário, a marca consegue demonstrar mais segurança e conhecimento de cada pessoa que está dentre seu público de interesse, podendo gerar mais negócios”, explica.
3. Construir um relacionamento com o cliente
Na opinião de Gentile, o pós-venda é indispensável para manter qualquer relacionamento com o cliente aquecido. Além disso, o pós-venda também é fundamental para manter o cliente interessado pela marca.
“Quando alguém recebe um tratamento personalizado durante o atendimento, se sente mais valorizado e compreendido. Esses sentimentos despertam conforto e realização, contribuindo para que a pessoa queira voltar à loja, seja ela presencial ou online”.
4. Um design centrado no usuário aumenta a percepção de valor
Segundo Gentile, um atendimento personalizado permite que os clientes se sintam mais reconhecidos e passem a enxergar mais valor agregado nos produtos e serviços que estão consumidos.
“Além deles estarem mais dispostos a pagar mais caro pelo produto, há mais chances de fidelização“, afirma.
5. Melhorar a Experiência do Cliente (CX)
“A experiência do cliente começa na primeira vez em que se ouve falar da marca. Se as expectativas são atendidas, as chances do cliente voltar e efetuar novas compras são maiores. Porém, é preciso que a comunicação seja assertiva e que as falhas, se acontecerem, sejam resolvidas de forma rápida, assertiva e com benefícios aos clientes”, afirma o diretor.
“Uma coisa que eu sempre digo para a minha equipe é: quanto mais alguém se sente compreendido e tem seus desejos atendidos, mais feliz e engajado com a marca ficará. E isso se deve, em boa parte, ao atendimento personalizado do início ao fim”, conclui.
DNK é número um em soluções com design centrado no usuário
Alinhada às tendências e necessidades do mercado, a DNK oferece as melhores soluções para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.
O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.
A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas personalizáveis e com design centrado no usuário, de modo a garantir uma Experiência do Cliente satisfatória e inesquecível.
Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados e em conformidade com as normas exigidas pela LGPD.
A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.