Para mitigar riscos de fraudes e ameaças digitais, a maioria das empresas do setor financeiro investe em tecnologias disruptivas, como IA e RPA.

Vivemos em uma era onde a transformação digital não é mais opcional. 

Cada dia mais inovadoras, automáticas e inteligentes, as chamadas tecnologias disruptivas, como a Automação Robótica de Processos (RPA) e a Inteligência Artificial (IA), têm permitido que diversos setores consigam otimizar seus serviços para dar continuidade aos negócios em um mundo cada vez mais multiconectado – impulsionado, principalmente, pela pandemia do Coronavírus.

No caso do setor financeiro, não foi diferente. Para melhorar o serviço ao cliente, além de mitigar fraudes e ciberameaças, cada vez mais empresas do setor investem em ferramentas de IA e RPA. 

78% das empresas do setor financeiro utilizam Inteligência Artificial e RPA, segundo pesquisa

Não é de hoje que a IA e o RPA vêm sendo utilizadas pelas empresas. 

Em 2019, pesquisas registraram que a tecnologia apresentou um crescimento exponencial de 60% em relação ao ano anterior.

Hoje, apresentando resultados positivos, essas tecnologias têm impulsionado a inovação em todo o setor financeiro.

De acordo com a pesquisa “State of AI in Financial Services“, a maioria das empresas do setor financeiro (78%) utilizam aplicações habilitadas para IA e RPA para melhorar serviços e reduzir fraudes.

Normalmente, essas aplicações vêm acompanhadas de Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Deep Learning (Aprendizagem profunda) ou de computação de alto desempenho.

IA e RPA auxiliam instituições financeiras a melhorarem os serviços e combater fraudes

A Inteligência Artificial e a Automação Robótica de Processos permitem automatizar com precisão, rapidez e eficiência tarefas repetitivas que demandam muito tempo para serem concluídas. 

Dados da consultoria Forrester revelam que ao otimizar tarefas que chegam a exigir quase 50% do tempo dos funcionários, estes conseguem se dedicar a serviços mais estratégicos, como o suporte ao cliente. Diante dessa possibilidade, 80% de CEOs e lideranças consideram IA e RPA soluções essenciais para tornar as equipes e o atendimento ao cliente mais eficientes

Quando combinadas com aprendizado de máquina e computação de alto desempenho, torna-se possível para as instituições financeiras obter insights relevantes sobre seus clientes e oferecer um atendimento mais eficiente, humanizado e personalizado de acordo com suas necessidades. 

Essas tecnologias permitem ainda reduzir custos operacionais e detectar fraudes.

Com mais de 70 bilhões de transações de pagamento em tempo real processadas globalmente em 2020, as instituições financeiras precisam de sistemas robustos para evitar fraudes e reduzir custos. 

Segundo a pesquisa “State of AI in Financial Services”, a detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações bancárias foi o principal caso de uso de IA e RPA entre os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%) e negociação algorítmica (27%).  

A pesquisa também identificou um aumento significativo na porcentagem de instituições financeiras que investem em casos de uso de Inteligência Artificial e RPA a cada ano. A IA para subscrição aumentou quatro vezes, de 3% de penetração em 2021 para 12% este ano. Já a IA conversacional saltou de 8% para 28% de um ano para o outro, um aumento de 3,5 vezes.

Enquanto isso, aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa. 

Uso de IA e RPA é tendência, segundo especialistas

Segundo especialistas, as tecnologias de IA e RPA carregam potenciais infinitos dentro do setor financeiro e este é só o começo do que uma análise de dados e uma automação de processos pode proporcionar. 

Esses profissionais afirmam que o uso dessas tecnologias é uma tendência que está sendo abraçada por diversas instituições financeiras, desde as mais recentes fintechs até bancos antigos.

Segundo eles, em breve o uso de IA e RPA deverá ser comum não só no setor financeiro, mas em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança.

Pesquisas recentes estimam que o gasto com IA e RPA deverá ser em torno de US$12 bilhões até 2023 e a tendência é que o valor continue subindo nos próximos anos.

Tal estimativa deve-se ao fato de que a automação inteligente pode ser adotada em negócios de todos os tipos e tamanhos, permitindo que as pessoas continuem a executar suas atividades de maneira produtiva, além de se reinventarem em um mundo onde a transformação digital é mandatória. 

A mesma pesquisa afirma que o RPA deve vir no centro de uma hyperautomation, ou seja, identificando e automatizando quantos negócios e tarefas forem necessários. Além disso, essa automação deve ser combinada a tecnologias complementares de Inteligência Artificial, como Machine Learning, Process Mining, Analytics e User Experience (UX), para dar as respostas que as empresas e as pessoas tanto necessitam. 

De acordo com especialistas, setores como financeiro, marketing, vendas e experiência do cliente passarão a usar IA e RPA para entender processos e negociações, aprender a melhor interagir com o público, elevar a CX (Customer Experience ou Experiência do Consumidor) e diferenciar-se da concorrência,sendo uma tendência que deve perdurar inclusive no pós-pandemia.

DNK Infotelecom oferece as melhores soluções de IA e RPA do mercado

Alinhada às tendências e necessidades do mercado, a DNK oferece as  melhores soluções para Call Center e Contact Center, como soluções de IA e RPA, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.

A DNK preza pela segurança e excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis de modo a garantir uma CX satisfatória e inesquecível.

As soluções DNK são inteligentes e fornecem relatórios de desempenho em tempo real, o que auxilia lideranças e operadores a analisarem KPIs e identificarem possíveis otimizações no atendimento ao cliente.

Além disso, a DNK realiza constantemente pesquisas de satisfação para aprimorar cada vez mais seu serviço, baseando-se na opinião de seus clientes.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados e em conformidade com as normas exigidas pela LGPD.A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

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