Vivemos em uma era onde a transformação digital não é mais opcional.
Cada dia mais inovadoras, automáticas e inteligentes, as chamadas tecnologias disruptivas, como a Automação Robótica de Processos (RPA) e a Inteligência Artificial (IA), têm permitido que diversos setores consigam otimizar seus serviços para dar continuidade aos negócios em um mundo cada vez mais multiconectado – impulsionado, principalmente, pela pandemia do Coronavírus.
No caso do setor financeiro, não foi diferente. Para melhorar o serviço ao cliente, além de mitigar fraudes e ciberameaças, cada vez mais empresas do setor investem em ferramentas de IA e RPA.
78% das empresas do setor financeiro utilizam Inteligência Artificial e RPA, segundo pesquisa
Não é de hoje que a IA e o RPA vêm sendo utilizadas pelas empresas.
Em 2019, pesquisas registraram que a tecnologia apresentou um crescimento exponencial de 60% em relação ao ano anterior.
Hoje, apresentando resultados positivos, essas tecnologias têm impulsionado a inovação em todo o setor financeiro.
De acordo com a pesquisa “State of AI in Financial Services“, a maioria das empresas do setor financeiro (78%) utilizam aplicações habilitadas para IA e RPA para melhorar serviços e reduzir fraudes.
Normalmente, essas aplicações vêm acompanhadas de Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Deep Learning (Aprendizagem profunda) ou de computação de alto desempenho.
IA e RPA auxiliam instituições financeiras a melhorarem os serviços e combater fraudes
A Inteligência Artificial e a Automação Robótica de Processos permitem automatizar com precisão, rapidez e eficiência tarefas repetitivas que demandam muito tempo para serem concluídas.
Dados da consultoria Forrester revelam que ao otimizar tarefas que chegam a exigir quase 50% do tempo dos funcionários, estes conseguem se dedicar a serviços mais estratégicos, como o suporte ao cliente. Diante dessa possibilidade, 80% de CEOs e lideranças consideram IA e RPA soluções essenciais para tornar as equipes e o atendimento ao cliente mais eficientes.
Quando combinadas com aprendizado de máquina e computação de alto desempenho, torna-se possível para as instituições financeiras obter insights relevantes sobre seus clientes e oferecer um atendimento mais eficiente, humanizado e personalizado de acordo com suas necessidades.
Essas tecnologias permitem ainda reduzir custos operacionais e detectar fraudes.
Com mais de 70 bilhões de transações de pagamento em tempo real processadas globalmente em 2020, as instituições financeiras precisam de sistemas robustos para evitar fraudes e reduzir custos.
Segundo a pesquisa “State of AI in Financial Services”, a detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações bancárias foi o principal caso de uso de IA e RPA entre os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%) e negociação algorítmica (27%).
A pesquisa também identificou um aumento significativo na porcentagem de instituições financeiras que investem em casos de uso de Inteligência Artificial e RPA a cada ano. A IA para subscrição aumentou quatro vezes, de 3% de penetração em 2021 para 12% este ano. Já a IA conversacional saltou de 8% para 28% de um ano para o outro, um aumento de 3,5 vezes.
Enquanto isso, aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa.
Uso de IA e RPA é tendência, segundo especialistas
Segundo especialistas, as tecnologias de IA e RPA carregam potenciais infinitos dentro do setor financeiro e este é só o começo do que uma análise de dados e uma automação de processos pode proporcionar.
Esses profissionais afirmam que o uso dessas tecnologias é uma tendência que está sendo abraçada por diversas instituições financeiras, desde as mais recentes fintechs até bancos antigos.
Segundo eles, em breve o uso de IA e RPA deverá ser comum não só no setor financeiro, mas em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança.
Pesquisas recentes estimam que o gasto com IA e RPA deverá ser em torno de US$12 bilhões até 2023 e a tendência é que o valor continue subindo nos próximos anos.
Tal estimativa deve-se ao fato de que a automação inteligente pode ser adotada em negócios de todos os tipos e tamanhos, permitindo que as pessoas continuem a executar suas atividades de maneira produtiva, além de se reinventarem em um mundo onde a transformação digital é mandatória.
A mesma pesquisa afirma que o RPA deve vir no centro de uma hyperautomation, ou seja, identificando e automatizando quantos negócios e tarefas forem necessários. Além disso, essa automação deve ser combinada a tecnologias complementares de Inteligência Artificial, como Machine Learning, Process Mining, Analytics e User Experience (UX), para dar as respostas que as empresas e as pessoas tanto necessitam.
De acordo com especialistas, setores como financeiro, marketing, vendas e experiência do cliente passarão a usar IA e RPA para entender processos e negociações, aprender a melhor interagir com o público, elevar a CX (Customer Experience ou Experiência do Consumidor) e diferenciar-se da concorrência,sendo uma tendência que deve perdurar inclusive no pós-pandemia.
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