Fundamental para a sobrevivência dos negócios e para o cumprimento da LGPD, a Segurança da Informação é prioridade antes e pós-pandemia do coronavírus.

Não é novidade que a segurança da informação é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, principalmente após a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para dar continuidade aos serviços durante a pandemia, diversas empresas viram-se obrigadas a migrar para o digital e para o sistema de trabalho remoto (home office ou teletrabalho). 

Porém, estudos revelam que apenas menos de 30% das empresas preparam seus funcionários para a LGPD e para a manipulação de dados sensíveis internos e de clientes. Como consequência, o número de ciberataques aumentou, visto que a maioria dos dispositivos não possuem protocolos de segurança digital estabelecidos.

Principal preocupação dos executivos, estudos indicam que a segurança da informação será prioridade, inclusive, no pós-pandemia.

8 a cada 10 líderes sofreram impacto em suas operações com aumento de ataques digitais durante a pandemia

De acordo com o estudo “COVID-19: How future investment in security and privacy will be impacted”, produzido pela EY, oito a cada dez líderes sofreram algum impacto em suas operações em decorrência da pandemia de Covid-19.

Tal fato deve-se ao aumento de ataques digitais. Entre eles phishing (69%), ciberataques que capturam informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito, ataques de negação de serviço(59%), malware (54%) e ransomware (49%).

Além disso, vale lembrar que, apenas no primeiro semestre de 2020, o Brasil sofreu mais de 26 bilhões de ataques digitais.

Com a evolução dos ataques digitais no último ano, empresas e governos buscam soluções para mitigar riscos de possíveis vazamentos de informação.

Diante desse cenário, o estudo confirma o protagonismo da segurança da informação e garante que essa continuará a ser prioridade mesmo no período pós-pandêmico, inclusive para lideranças de alto escalão.

Segurança da informação: Treinamento e participação da liderança são fundamentais para mitigar riscos

O estudo também revelou que milhões de indivíduos estão trabalhando em casa, tendo acesso diário a dados sensíveis de empresas e de clientes a partir de redes domésticas não-seguras.

Vale relembrar que 25% do vazamento de dados sensíveis de uma empresa são causados por agentes internos, como colaboradores e parceiros, seja de forma acidental ou intencional, segundo dados da IBM.

Além disso, o Brasil foi o segundo país com mais vítimas de stalkerware em 2020, segundo o portal CIO. Os dados são da consultoria Kaspersky. Os stakewares são programas espiões que atingem computadores e celulares. Segundo a pesquisa, mais de 6,5 mil brasileiros foram vigiados por esses softwares.

Logo, faz-se cada vez mais importante a necessidade de líderes oferecerem suporte a seus funcionários e demais membros da equipe, bem como garantir que o conhecimento em segurança da informação e manipulação de dados sensíveis seja parte de um aprendizado contínuo.

Esse aprendizado também inclui os membros dos conselhos, uma vez que apenas 22% das lideranças possuem total confiança no grau de conhecimento dos conselheiros em relação à segurança da informação.

Setor de TI é o mais afetado pela pandemia, segundo pesquisa

Garantir a segurança da informação gera uma série de dúvidas e incertezas, principalmente no setor de TI, responsável por analisar qual a melhor solução para proteger dados sensíveis.

De acordo com a pesquisa, as incertezas da pandemia em relação à cibersegurança teve maior impacto entre as empresas de médio porte, principalmente nas Américas, sendo o setor de TI o mais afetado em 91% dos casos.

Com boa parte das operações sendo realizadas por meio do trabalho remoto, 71% das empresas passaram a lidar com novos desafios, entre os quais a sobrecarga da rede (40%) e a redução da equipe (37%).

A partir das informações acima citadas, fica evidente, mais uma vez, a necessidade de as empresas otimizarem o atendimento para estar em conformidade com a LGPD, ficando claro para todos da equipe a importância de manter dados sensíveis em sigilo e os riscos do vazamento dessas informações.

DNK é número um no mercado em soluções de call center e contact center focadas em segurança da informação

Alinhada às últimas tendências e necessidades do mercado, a DNK oferece as melhores soluções para call center e contact centerPara isso, a empresa conta com o uso de tecnologias de última geração e com uma equipe de profissionais experientes.

Além de máxima excelência e segurança no atendimento ao cliente, a DNK preza pelo cumprimento das normas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados. Para tal, a empresa fornece aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis, com opção de armazenamento de dados em nuvem, que diminui consideravelmente as chances de vazamento de informações.

Compreendida a importância de preservar dados sensíveis de clientes e empresas, a DNK orgulha-se em apresentar sua mais nova solução de data loss prevention (ou prevenção de perda de dados, em Português), a Flashsafe DNK.

A Flashsafe DNK trata-se de um software para máquinas de operadores, de forma indetectável, que permite gerenciar como operadores manipulam dados internos e de clientes. Com preço atrativo e fácil instalação e manutenção, a solução apresenta o melhor custo-benefício do mercado.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria  “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

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