Soluções integradas à API do WhatsApp são cada vez mais necessárias para empresas que desejam se adaptar ao novo "normal" do atendimento ao cliente.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) mudou as formas de se comunicar e de fazer negócios.

Com a redução de encontros presenciais, aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, têm crescido de forma constante.

Tal crescimento, por sua vez, tem sido visto por empresas como oportunidade para interagirem com consumidores, conforme revela a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Uso de WhatsApp cresce durante pandemia

Presente em 99% dos smartphones do Brasil,  o uso do WhatsApp tem aumentado consideravelmente desde o início da pandemia, em março de 2020.

De acordo com a pesquisa da Mobile Time, o volume de mensagens de WhatsApp trocadas entre clientes e empresas no primeiro trimestre de 2021 cresceu 251% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Quando comparado mês a mês, os números revelam um crescimento moderado (18%) entre março e abril de 2020 e um aumento mais expressivo ao longo do ano, quando o volume de mensagens praticamente dobrou.

Dado o exponencial crescimento do mensageiro, faz-se cada vez mais necessário que empresas invistam em soluções omnichannel integradas à API do WhatsApp para dar suporte ao cliente de maneira remota e se adaptarem ao novo “normal” do atendimento ao cliente.

Pagamentos via aplicativos reforçam transformação digital e omnicanalidade no atendimento ao cliente

Criado em 2009, o WhatsApp rapidamente tornou-se não apenas o principal canal de interação entre amigos e familiares, como também um canal para negócios e serviços.

Enxergando a necessidade de buscar novas alternativas de vendas durante o período de isolamento social, o aplicativo de mensagens lançou em em maio, a modalidade WhatsApp Pay (ou WhatsApp Payments). O serviço possibilita que usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business – modalidade do WhatsApp voltada aos negócios – realizem pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo.

O Brasil é o primeiro país a testar o novo recurso. O motivo para tal escolha pode ser justificado pelo fato de o país ser a 2ª maior comunidade de usuários do WhatsApp. Com mais de 120 milhões de usuários, o país é superado apenas pela Índia. 

Vale relembrar que o mensageiro é a primeira opção de 55% dos brasileiros na hora de contatar uma empresa.

Mais uma vez, os dados mostram que os consumidores estão cada vez mais digitais e revelam a necessidade de empresas investirem em soluções omnichannel integradas ao WhatsApp para que se adaptem à nova realidade do mercado.

WhatsApp para negócios: Transações digitais é tendência para os próximos anos, segundo especialistas

Projeções da pesquisa Future Sales, do Gartner, estimam que em 2025, 80% das interações de vendas entre compradores e fornecedores ocorrerão via digital.

Com os pagamentos via aplicativos se consolidando cada vez mais no mercado nacional, a Panorama Mobile Time/Opinion Box também concluiu que o grande número de pessoas jurídicas utilizando o WhatsApp – motivo pela qual o mensageiro lançou a versão business em 2018 – fará com que o uso do mensageiro para negócios siga em alta.

De acordo com o estudo, o volume de mensagens entre empresas e clientes pela plataforma cresceu 11,43% entre março e abril. Comparado ao mesmo período do ano passado, esse crescimento corresponde a 196%.

A demanda por meios de se comunicar com o consumidor durante a pandemia também refletiu na expansão do setor de tecnologia. O estudo registrou um aumento de 160% nas vendas online em 2020. Projeções estimam que essa marca será superada já no primeiro semestre de 2021.

Na opinião de especialistas, o motivo para tal convicção deve-se à experiência do consumidor (customer experience ou CX, em inglês).

Cada vez mais multiconectados e exigentes, os chamados omniconsumidores buscam por soluções e serviços conectados e imediatos.

Tendo em vista que esse imediatismo pode ser oferecido através de transações via aplicativos online e omnichannel, fica cada vez mais claro a importância de empresas compreenderem que a digitalização dos meios de pagamento veio para ficar e, assim, repensarem seus métodos de pagamento, integrando, cada vez mais, soluções digitais às opções já disponíveis.

DNK é número 1 do mercado em soluções omnichannel com integração à API do WhatsApp

Alinhada à realidade do mercado e às últimas tendências de atendimento ao cliente, a DNK conta com as melhores soluções para contact centers e call centers.

A DNK inova diariamente no atendimento ao cliente através de plataformas omnichannel modernas, seguras e integradas, capazes de conectar todos os canais de atendimento.

Tal inovação, fez com que a empresa fosse campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento (URA)” no XXI Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente.

Graças à tecnologia de ponta da empresa, as informações e os dados do consumidor são armazenados em nuvem e possuem rápida recuperação, tornando possível atender o cliente com integrações via WhatsApp e demais redes sociais, app mobile, telefone, SMS, chat, web e e-mail.

Todas as soluções da DNK são customizáveis de acordo com as necessidades de cada empresa, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente.

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